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Posições Políticas

AS NOSSAS

POSIÇÕES

POLÍTICAS

QUERES

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Enquanto estrutura representativa dos estudantes de Enfermagem a nível nacional, não podemos ficar alheios ao potencial que a análise crítica desta realidade que se avizinha pode ter no campo do desenvolvimento socioprofissional e da sensibilização dos estudantes de Enfermagem para as problemáticas da atualidade que, por sua vez, se tornarão nas vivências do seu futuro.

 

Pretendemos proporcionar condições favoráveis para uma sólida, abrangente e profunda discussão sobre o ensino em enfermagem, valorizando afincadamente os problemas e necessidades denotadas pelas AE/NE nas suas instituições de ensino superior e permanecendo, assim, fiéis aos princípios do modelo federativo.

Finalidades:

  • Fomentar uma maior equidade no Ensino de Enfermagem nos vários ciclos de estudos;

  • Promover discussão sobre as problemáticas que assolam o Ensino Superior de Enfermagem em Portugal com a comunidade estudantil e estruturas competentes e com impacto significativo no mesmo;

  • Apresentar Tomadas de Posição a Entidades Superiores responsáveis pelo Ensino de Enfermagem em Portugal;

  • Vincar a visibilidade da Federação como espaço de discussão, enriquecimento e conhecimento no panorama de Ensino de Enfermagem a nível Nacional.

Metas:

  • Organizar uma bolsa de temáticas em conjunto com as AE/NE federadas na FNAEE;

  • Redigir moções centradas nas problemáticas do Ensino Superior de Enfermagem em Portugal;

  • Apresentar moções dirigidas ao Ensino Superior de Enfermagem às entidades responsáveis;

  • Fomentar a produção de posições políticas pelas estruturas federadas;

  • Efetivar potenciais parcerias e protocolos de valor para a definição de estratégias de resolução em matéria de política educativa.

As nossas posições políticas

Moções

Pela revisão do enquadramento legal do Ensino de Enfermagem: é hora de valorizar a democracia

(aprovada em Assembleia Geral em junho de 2020)

O subsistema de Ensino Universitário é enunciado como um ensino orientado para a investigação, visando não só assegurar uma sólida preparação científica e cultural como também proporcionar uma formação técnica que habilite para o exercício de atividades profissionais e culturais e, que fomente o desenvolvimento das capacidades de conceção, de inovação e de análise crítica 1. Para tal, esta tipologia de ensino é concretizada por universidades e demais instituições universitárias que se assumem como “instituições de alto nível, orientadas para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental”

Cuidar Socialmente Responsável: Por uma Política Transversal nas Instituições de Ensino Superior

(aprovada em Assembleia Geral em junho de 2019)

O documento expõe o interesse da Federação em refletir sobre as dinâmicas associadas ao processo de supervisão clínica e orientação de estudantes de Enfermagem, no âmbito da sua componente de Ensino Clínico consagrada nas diretivas nacionais e europeias que regulam o nosso Ensino de Enfermagem. De forma focalizada, enfatiza a necessidade de formação pedagógica dos tutores clínicos que, no entender da FNAEE, se revela essencial não só para problematizar construtivamente o processo formativo do estudante, mas também para assegurar o seu crescimento na prossecução de um perfil profissional promotor da qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem.

Por uma investigação em Enfermagem inclusiva

(aprovada em Assembleia Geral em junho de 2019)

O documento reitera a posição da Federação relativamente à importância da integração de políticas de incentivo à investigação em colaboração com os estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, num momento em que a prática baseada na evidência se assume como uma meta que necessita de ser trabalhada a partir do Ensino. Esta reflexão explana a necessidade de integrar os estudantes de Enfermagem nos projetos de investigação conduzidos e produzidos pelas Instituições de Ensino Superior, fomentando a aquisição de uma atitude científica e a sua capacitação enquanto futuros Enfermeiros e agentes de mudança das práticas no contexto profissional.

Aprender a formar em contexto clínico: uma (ir)realidade?

(aprovada em Assembleia Geral em janeiro de 2019)

O documento expõe o interesse da Federação em refletir sobre as dinâmicas associadas ao processo de supervisão clínica e orientação de estudantes de Enfermagem, no âmbito da sua componente de Ensino Clínico consagrada nas diretivas nacionais e europeias que regulam o nosso Ensino de Enfermagem. De forma focalizada, enfatiza a necessidade de formação pedagógica dos tutores clínicos que, no entender da FNAEE, se revela essencial não só para problematizar construtivamente o processo formativo do estudante, mas também para assegurar o seu crescimento na prossecução de um perfil profissional promotor da qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem.

O estudante em Ensino Clínico: formando ou Pessoa?

(aprovada em Assembleia Geral em janeiro de 2019)

O documento reflete a preocupação da FNAEE num tema tão fulcral como o Ensino Clínico, com a devida importância que o mesmo assume no panorama da formação em Enfermagem. Apesar de se constituir como um momento obrigatório do Curso de Licenciatura em Enfermagem, a análise orientada da pluralidade de dinâmicas que lhe estão associadas, quer pedagógicas quer organizacionais, poderá afirmar-se como uma mais valia para a otimização dos processos formativos em Enfermagem e, consequentemente, para a obtenção de ganhos importantes a nível da construção da identidade profissional enquanto futuro Enfermeiro.

Enfermagem no subsistema de Ensino Superior Universitário: uma miragem?

(aprovada em Assembleia Geral em outubro de 2018)

O documento explana uma posição há muito vinculada pela FNAEE: a possibilidade de a Enfermagem se integrar, a par das outras áreas da saúde, numa tipologia de Ensino orientada primariamente para a investigação, para a ciência e para a tecnologia, e que eleve a área da Enfermagem a outro nível. Acreditamos que esta reflexão deve ocorrer de forma aprofundada e com dados que possam suportar posições concretas, motivo pelo qual sugerimos a criação de um grupo de trabalho para se debruçar sobre esta matéria.

Por um ensino baseado na evidência - a necessidade de inovação pedagógica em Enfermagem

(aprovada em Assembleia Geral em julho de 2018)

O documento reflete a preocupação dos Estudantes no que concerne às metodologias e métodos de Ensino utilizadas hoje em Portugal. Fazendo valer um dos seus pilares de ação - a defesa do Ensino -  a FNAEE quer com este documento lançar a discussão para que se comece a preparar um Ensino para o futuro.

Pela estruturação da formação Superior em Enfermagem: é hora de refletir

(aprovada em Assembleia Geral em abril de 2018)

Esta posição surge no sentido de dar a conhecer a posição dos Estudantes no que concerne à pronúncia da Ordem dos Enfermeiros pela reestruturação dos ciclos de Estudos do Ensino de Enfermagem. Para além disso, é um documento que pretende vincar a visão de futuro que a FNAEE e os seus associados consideram ser a mais valiosa para os Estudantes e a Enfermagem.

O Ensino Superior enquanto Utilidade/Valor Público

(aprovada em Assembleia Geral em janeiro de 2017)

O documento defende o caminho para a gratuitidade do Ensino Superior. Como consequência decidiu-se subscrever o Movimento Rumo à Propina Zero.

Enquadramento legal do Ensino de Enfermagem

(aprovada em Assembleia Geral em junho de 2016)

O documento dá prossecução à vontade e reflexão das estruturas associativas sob a visão do ensino de enfermagem e o enquadramento legal que limita atualmente o Ensino de Enfermagem. Consideramos que a limitação por parte do Decreto-Lei n.º 480/88 que define o ensino de Enfermagem como ensino superior politécnico é limitativa e inadequada ao desenvolvimento de Enfermagem enquanto disciplina e ciência, simultaneamente remetendo o ensino para um subsistema e não possibilitando a sua integração noutro, tendo por base a Instituição de Ensino Superior em questão, missão definida, qualificação dos docentes, investigação produzida e relações interdisciplinares necessárias para um melhor funcionamento tanto da rede de ensino como na prestação de cuidados em contextos de saúde.

Queres fazer uma moção?

QUERES FAZER UMA MOÇÃO?

Como estudantes de hoje e futuros profissionais de amanhã, torna-se imperativo consciencializarmo-nos de que Enfermagem exige um compromisso com a ciência, mas igualmente um compromisso com a sociedade. 

Enquanto entidades representativas dos estudantes de Enfermagem é, indiscutivelmente nossa função proporcionar voz aos mesmos, mobilizando mecanismos no sentido de desenvolver esforços para a sensibilização e, ainda para a fomentação de um Ensino de Enfermagem mais equitativo e mais próximo da resolução das adversidades sentidas pela comunidade estudantil. 

Se és Dirigente Associativo de uma AE/NE representativa de estudantes de Enfermagem, inscreve-te já no nosso fórum de discussão participativa!

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