MEMBROS FEDERADOS

OS NOSSOS

MEMBROS FEDERADOS

QUERES

JUNTAR-TE A NÓS?

 

OS NOSSOS MEMBROS FEDERADOS

Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

AEESS-IPVC

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo é socialmente denominada AEESS-IPVC e foi fundada no dia 27 de janeiro de 1988.

A AEESS-IPVC, presa a representatividade dos alunos da sua escola através de um papel ativo em contexto local e nacional com vista na defesa dos interesses dos seus estudantes. Para isso, é uma Associação federada pela FAIPVC, FNAEESP e FNAEE.

A Associação de Estudantes é composta por três órgãos – Direção, Mesa de Assembleia Geral e Conselho Fiscal - e por quatro Departamentos – Académico, Cultural, Desportivo e Multimédia – de forma a assegurar a representatividade, o associativismo e a integração dos estudantes na vida académica.

Facebook: https://www.facebook.com/aeescolasuperiordesaude/

Instagram: https://www.instagram.com/aeessipvc/

Email: ae.ess@ess.ipvc.pt

Associação de Estudantes de Enfermagem da Universidade do Minho

AEEUM

Em 1986 é criada a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian (AEESECG), que surge como interlocutora representativa dos alunos na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho.

É uma Associação de Estudantes sempre ambiciosa que tem como principal objetivo apoiar os alunos de Enfermagem durante todo o seu percurso académico, tentando ao máximo facilitar-lhes o que para muitos será o concretizar de uma etapa fulcral nas suas vidas. A nossa principal função é mesmo essa: de forma séria e responsável, salvaguardar os interesses daqueles que representamos.

A sede da AEESECG situou-se inicialmente no Edifício dos Congregados, na Avenida Central, em edifício cedido pela Reitoria da Universidade do Minho, tendo-se transferido em 2014 para o Campus de Gualtar.

A nossa ação tem-se distinguido pela diversidade nas áreas de intervenção, na preocupação pela formação de toda a comunidade estudantil, no espírito de união entre os alunos de Enfermagem e destes com a Universidade do Minho, pela componente cultural e desportiva que oferece aos seus alunos e ainda pelo dinamismo que revela na defesa dos interesses daqueles que representa. Sempre fomos uma associação em movimento e este ano demos mais um grande salto: transitamos de AEESECG para AEEUM - o mudar de um rosto que manterá sempre o mesmo coração.

Facebook: https://www.facebook.com/aeeuminho

Instagram: https://www.instagram.com/aeeum_/?hl=pt

Email: aeeuminho@gmail.com

AEEUM.jpg

Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto

AEESEnfP

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto – AEESEnfP, fundada em 2007, nasce da necessidade de existência de uma estrutura representativa dos estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, originada pela fusão de três instituições de ensino superior público de enfermagem no Porto: as Escolas Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João.
De Estudantes para Estudantes, é o lema que a AEESEnfP segue durante o seu trabalho, apostando sempre em atividades de diversas áreas relevantes para o crescimento pessoal dos 1500 Estudantes associados, assim como para o aprimoramento das suas competências como futuros profissionais de saúde.
Assim, a AEESEnfP mantém-se em permanente desenvolvimento, promovendo a inovação e a sensibilização dos Estudantes para a necessidade do seu envolvimento em tudo o que nos afeta no nosso quotidiano.

Facebook: https://www.facebook.com/AEESEnfP/

Instagram: https://www.instagram.com/aeesenfp/

Email: geral@ae-esenfp.pt

AEESEnfP.png

Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

AEESEnfC

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (AEESEnfC), que conta com mais de 13 anos em associativismo estudantil, surge em 2006, desde a fusão das Associações de Estudantes da Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto e da Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca - cada uma delas com um passado cheio de histórias na representatividade dos seus estudantes.

A AEESEnfC representa, atualmente, mais de 2126 estudantes que frequentam a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, esta que conta ser a Maior e Mais Antiga Escola de Enfermagem do País onde os valores que perduram são o Humanismo, a Cidadania, a Liberdade, a Excelência, a Cooperação e a Ética. Sendo estes os primordiais para alcançarmos o sucesso como estudantes e futuros enfermeiros. Pois afinal, “somos gentes que cuida de gente”. A AEESEnfC visa fomentar ainda mais o associativismo no contexto escolar e incentivar os seus estudantes a serem mais ativos e críticos socialmente, favorecendo assim um desenvolvimento individual como pessoas, estudantes e futuros enfermeiros.

A AEESEnfC garante a representatividade dos seus estudantes, sem que os mesmo se esqueçam dos seus direitos e dos seus deveres como estudantes e cidadãos. Acompanhamos lado a lado aquelas que são as necessidades dos nossos estudantes, perspetivando um melhor ensino e formação bem como o desenvolvimento e aprimorar aquelas que são as competências essenciais para que sejamos profissionais de destaque naquela que será a melhor arte do cuidar, Enfermagem.

Facebook: https://www.facebook.com/aeesenfc/

Instagram: https://www.instagram.com/aeesenfc/

Email: geral.ae.esenfc@gmail.com

AEESEnfC.jpg

Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda

AEESSG

Fundada no ano de 1988, na Escola Superior de Enfermagem da Guarda, surge a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem da Guarda. Desde o princípio que as várias caras desta associação lutam para que os direitos dos estudantes sejam salvaguardados e para que a voz da instituição seja ouvida a nível nacional. Foi desta permissa que surgiu a necessidade de estreitar relações com a FNAEE, para manter uma atuação proactiva, enquanto associação, para com os estudantes que representamos e a cidade na qual nos inserimos.

Somos uma associação que colabora diretamente com a Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, enquanto Comissão da Componente Desportiva.

No ano de 2009, com a inclusão dos estudantes de Farmácia, a escola viu o seu nome alterado. Também a Associação de Estudantes passou por alterações, passando então a ser denominada de Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda.

Facebook: https://www.facebook.com/AEESSG/

Instagram: https://www.instagram.com/aeessg/

Email: aeessg@gmail.com

AEESSG.jpg

Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias

AEESALD

Fundada no ano de 1988, na Escola Superior de Enfermagem da Guarda, surge a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem da Guarda. Desde o princípio que as várias caras desta associação lutam para que os direitos dos estudantes sejam salvaguardados e para que a voz da instituição seja ouvida a nível nacional. Foi desta permissa que surgiu a necessidade de estreitar relações com a FNAEE, para manter uma atuação proactiva, enquanto associação, para com os estudantes que representamos e a cidade na qual nos inserimos.

Somos uma associação que colabora diretamente com a Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, enquanto Comissão da Componente Desportiva.

No ano de 2009, com a inclusão dos estudantes de Farmácia, a escola viu o seu nome alterado. Também a Associação de Estudantes passou por alterações, passando então a ser denominada de Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda.

Facebook: https://www.facebook.com/aeesald.pt

Instagram: https://www.instagram.com/aeesald_/

Email: aeesald@ipcb.pt

Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém

AEESSS

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém, composta por 19 elementos, ambiciona corresponder às necessidades da Comunidade Estudantil da mui nobre instituição em que se encontra inserida.

Desenvolvemos a nossa atividade com base em dois pilares fundamentais, a Valorização do Estudante enquanto elemento central do nosso trabalho, procurando realizar um acompanhamento contínuo das temáticas que exercem influência na vida académica e a Representatividade, reconhecendo a responsabilidade que deve pautar a nossa conduta na defesa dos interesses de toda a Comunidade Estudantil, sendo por isso essencial o estabelecimento e manutenção de relações externas recíprocas, carregando os valores e necessidades de cerca de 500 estudantes e elevando o bom nome da AEESSS “além-fronteiras”.

Facebook: https://www.facebook.com/AEESSS/

Instagram: https://www.instagram.com/ae.esss/

Email: ae@essaude.ipsantarem.pt

AEESSS.jpg

Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa

AEESEL

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa resulta do processo de reorganização da rede de ensino superior na área da saúde, designadamente no concernente às escolas superiores de enfermagem e saúde, estabelecido pelo Decreto Lei no175/2004. Em Setembro de 2007 dá-se então a fusão das 4 escolas superiores de enfermagem públicas de Lisboa.

Em 2008, em sede de Assembleia Geral, são aprovados os Estatutos que ditam a dissolução das Associações que lhe dão origem à AEESEL - AEESEAR, AEESECGLx, AEESEFG, AEESEMFR - herdando o seu património.

Acompanhando o desenvolvimento da sua Instituição de Ensino Superior, a AEESEL assume-se hoje como uma associação referência ao nível do Ensino de Enfermagem, primando-se pelos da democraticidade, unidade, integridade, liberdade, independência e lealdade.

Representamos orgulhosamente os nossos mais de 1600 estudantes, tanto interna como externamente, apoiando as suas necessidades, defendendo as suas causas e fomentando o seu envolvimento.

Facebook: https://www.facebook.com/aeesel/

Instagram: https://www.instagram.com/aeesel/

Email: geral@aeesel.com

Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa

AEEEL-ICS-UCP

A Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (AEEEL-ICS-UCP) foi fundada em março de 2007 após a inclusão do Curso de Licenciatura em Enfermagem da antiga Escola de São Vicente Paulo na Universidade Católica Portuguesa. Esta é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de servir e representar os 310 Estudantes.

A Associação é constituída por três Órgãos Sociais principais: a Direção, a Mesa da Assembleia Geral de Estudantes e o Conselho Fiscal. Importa ainda salientar os seis Departamentos - Recreativo, Comunicação e Marketing, Científico e Cultural, Comercial, Responsabilidade Social e Bem-Estar e Desporto.

Cumprindo o seu objetivo, a AEEEL-ICS-UCP desenvolve, dinamiza, divulga e participa, ao longo do ano, em atividades de diversas áreas, correspondentes aos domínios de competência dos Departamentos que a integram, de forma a chegar ao encontro das necessidades e interesses dos Estudantes da nossa casa.

Facebook: https://www.facebook.com/aeeelicsucp/

Instagram: https://www.instagram.com/aeeelicsucp/

Email: aeeel.ics.ucp@gmail.com

 

PROCESSO FEDERATIVO

A admissão de membros na Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem deverá obedecer aos princípios dispostos nos seus Estatutos

Tal como disposto no artigo 6º dos Estatutos da FNAEE, podem ser admitidos como membros todas as Associações de Estudantes de Núcleos de Estudantes que cumpram com o disposto na lei 23/2006 e que representem os Estudantes de Enfermagem de qualquer instituição de Ensino Superior Português que confira grau académico em Enfermagem; podem, ainda, ser membros de cariz associativo, e sem direito a voto, as estruturas federativas de Ensino Superior Público, reconhecidas no âmbito da lei supracitada.

 As AE/NE ou estruturas federativas que pretendam a sua admissão na FNAEE devem solicitar, através dos seus órgãos próprios, à Mesa de Assembleia Geral da FNAEE a sua intenção de se vincularem como membros.

Após aprovação do pedido pela Assembleia Geral, a AE/NE ou estrutura federativa que iniciou o processo federativo ou de associação, terá que comparecer a, pelo menos, três Assembleias Gerais Ordinárias, sob a condição do estatuto de observador, num período de tempo igual a 365 dias.

Após cumprir o acima disposto, a admissão da estrutura deve ser deliberada no início da Assembleia Geral Ordinária imediatamente seguinte, tendo que ser aprovada por, pelo menos, três quartos dos membros presentes na Assembleia Geral. 

Gostarias de iniciar um processo federativo?

Marca uma reunião de aconselhamento aqui.