Programa de Sensibilização para a Literacia em Saúde Digital

Reconhecendo a importância de desenvolver dinâmicas de ação que privilegiem a abordagem referida, existem desafios que se assumem simultaneamente como potencialidades e barreiras à implementação de projetos nesta área. As estratégias de comunicação com os grandes grupos estão, atualmente, centralizadas nas redes sociais, o que obriga a uma conversão da informação de forma a que a sua transmissão se torne não só apelativa, mas que promova igualmente a autonomia da pessoa na sua procura. 

Destarte, a FNAEE considera que, com a criação de um pelouro novo que irá trabalhar de forma focalizada todas estas questões, não poderia deixar de integrar um projeto que se debruçasse sobre a Literacia em Saúde Digital como uma das principais vias para a educação das comunidades.

Finalidades:

  • Promover a prevenção primordial e prevenção primária como vias de promoção da saúde e prevenção da doença;

  • Disseminar o conceito de Literacia em Saúde e sua relevância;

  • Sensibilizar os estudantes de Enfermagem para a importância do papel da literacia em saúde digital para a promoção da saúde;

  • Firmar a FNAEE como estrutura promotora da capacitação dos profissionais em matéria de literacia em saúde.

Metas:

  • Organizar uma base de dados cujo output seja um conjunto de temáticas críticas na perspetiva da Literacia em Saúde para posterior intervenção;

  • Criar um programa para divulgação de publicações digitais de promoção da Literacia em Saúde, alinhado com as prioridades da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde;

  • Desenvolver protocolos de cooperação e parceria com vista à divulgação deste Programa com entidades estratégicas na área da promoção da saúde e prevenção da doença;

  • Incentivar à aplicação transversal do Manual de Boas Práticas Literacia em Saúde – Capacitação dos Profissionais de Saúde nas atividades de intervenção comunitária ou pedagógica promovidas pela FNAEE.

ENQUADRAMENTO DA INICIATIVA

INFORMAÇÕES GERAIS

“A Literacia em Saúde está ligada associada à literacia e implica tendo nela inerente o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de forma a formar conceber juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a qualidade de vida durante o ciclo de vida” (OMS, 2013).

Segundo a DGS (2019), tal como citado por Espanha, Ávila & Mendes (2016), Portugal apresenta baixos níveis de literacia em saúde, o que acarreta custos individuais e sociais. Estes baixos níveis de Literacia em Saúde estão associados ao baixo acesso à informação e nível educacional que conduzem à diminuição da autonomia da pessoa (Espanha & Ávila, 2016).

A Direção Geral da Saúde, reconhecendo  a importância de atuar nesta problemática, elaborou um Plano de Ação para a Literacia em Saúde (2019), destacando quatro objetivos centrais:

  • Adotar estilos de vida saudável (contexto diário);

  • Capacitar para a utilização adequada (sistema de saúde);

  • Promover o bem estar (na doença crónica);

  • Promover o conhecimento e a investigação.

O baixo nível de Literacia em Saúde, quando acompanhado de agravamentos na saúde, torna-se um problema de relevância nacional. Destarte, a FNAEE compromete-se a estudar as comunidades com vista a realizar um levantamento das suas necessidades. A melhor forma de combater os agravamentos na saúde e melhorar os níveis de Literacia em Saúde é a procura de informação. O acesso à informação digital com qualidade científica tem um papel perentório na aquisição de conhecimentos e adoção de boas práticas pela população. Nesta plataforma, a FNAEE redireciona a pesquisa dos seus visitantes para sites e documentos com informação credível e cientificamente acreditada.

 

Com vista a atingir este objetivo, consideramos primordial a divulgação de diversos materiais, seguindo as recomendações emanadas pela Direção Geral da Saúde no Manual de Boas Práticas na Literacia em Saúde - Capacitação dos Profissionais de Saúde (2019).

ENDEREÇO

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa,
Avenida Professor Egas Moniz, S/N
Edifício Residência das Alunas,
1600-900 Lisboa

CONECTA-TE CONOSCO

images.png
220px-Instagram-Icon.png

DIREITOS DE AUTOR

Todos os direitos reservados à Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem.
 

FNAEE, 2020 ©