ENDEREÇO

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa,
Avenida Professor Egas Moniz, S/N
Edifício Residência das Alunas,
1600-900 Lisboa

CONECTA-TE CONOSCO

images.png
220px-Instagram-Icon.png

DIREITOS DE AUTOR

Todos os direitos reservados à Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem.
 

FNAEE, 2020 ©

Cuidar Cultural(mente)

A importância da presença e intervenção das equipas de Enfermagem junto das comunidades portuguesas é notória e motiva, cada vez mais, o crescimento desta vertente nos curricula da licenciatura em Enfermagem, bem como a aposta no desenvolvimento das estratégias comunicativas dos estudantes para a diminuição de possíveis barreiras e promoção de uma interação eficaz entre a equipa de Enfermagem e os alvos dos seus cuidados.
Com o intuito de acompanhar esta corrente e alargar o contacto dos estudantes com a comunidade, a FNAEE desenvolveu o projeto “Cuidar Cultural(Mente)” que assenta na identificação das necessidades de saúde de comunidades mais carenciadas nas áreas abrangentes às IES cujas AE/NE são federadas para, posteriormente, articular os trabalhos necessários à organização e implementação de atividades que visem cooperar na supressão das mesmas.

Finalidades:

  • Cooperar na prestação de cuidados de Enfermagem de forma a suprir as necessidades de uma dada comunidade identificada;

  • Investir na formação dos estudantes de Enfermagem na área da promoção da saúde e intervenção comunitária, bem como na área da responsabilidade social;

  • Contribuir para a aproximação entre a FNAEE, as IES e os estudantes de Enfermagem, bem como destes com a comunidade.

Metas:

  • Redigir o Regulamento do Projeto;

  • Avaliar, junto das IES com AE/NE federadas, as necessidades em Enfermagem das suas comunidades envolventes;

  • Avaliar a viabilidade de estabelecimento de parcerias estratégicas com as unidades de prestação de cuidados das respetivas áreas geográficas;

  • Realizar atividades desenvolvidas no âmbito do projeto em conjunto com, pelo menos, uma AE/NE federada;

  • Marcar presença nas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto.